Agapᾷs? Phileó!

12.04.2017
''E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros.
Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.
Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.''
João 21:15-17

Depois de muito tempo lendo esse diálogo entre Jesus e Pedro, sempre ficava um pouco na dúvida de porquê Jesus faz a mesma pergunta a Pedro se nas 3 vezes ele o responde de maneira satisfatória.

Porém, tudo mudou radicalmente quando descobri o significado da palavra amor usada na conversa. No grego, há varias palavras para definir o amor, não só uma, como no português.

Dentre esses significados há o ''ÁGAPE'' e o ''PHILEO''. 
Ágape é o tipo de amor mais profundo e intenso,amor que prefere.
Já o Phileo é  afeição, o amor que temos a amigos, as coisas, amor não tão inteeeenso, um exemplo é a palavra filosofia ( phileo + sofia = amor a sabedoria).

Portanto, no diálogo de Jesus e Pedro, Jesus refere-se a Pedro com ágape e Pedro o responde com phileo. O que ficaria mais ou menos assim:
"-Pedro, tu ágape a mim?''
"-Sim, Senhor, eu phileo a ti!"

Na mesma conversa o amor é retratado em diferentes intensidades. 
Digamos que, Pedro não corresponde ao amor de Jesus do jeito que deveria.

Assim como Pedro, nós podemos escolher de que maneira amamos a Jesus.
Sabemos que nunca conseguiremos amar a Jesus da maneira que Ele nos ama, mas devemos a cada dia buscar amá-lo mais, não com o phileo mas com o ágape. Pois, foi com esse tipo de amor que Ele nos mandou amá-lo e amar o nosso próximo.

E certamente, amar a Deus intensamente, de todo o coração e com todo pensamento (ágape) nos leva a níveis diferentes de intimidade do que só ter afeição (phileo). 

E não esqueçamos, vamos responder o Ágape de Jesus com Ágape e não só com Phileo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog